Título: Corpo Proprio Como Principio Educativo, O: A Perspectiva de Merleau-poty
Autor: Luiz Anselmo Menezes Santos
Sinopse: Adotando A Perspectiva Fenomenológica De Merleau-ponty Para Fundamentar As Evidências De Inter-relação Entre A Corporeidade, A Cultura E O Sujeito Da Percepção, Esta Obra Aponta Para Os Indícios De Um Fundamento Educativo Destinado A Por O Corpo Em Sintonia Com A Noção De Subjetividade. Na Perspectiva Filosófica De Merleau-ponty, O Corpo Não é Uma Coisa, Nem Uma Ideia Abstrata, Mas Presença Sensível E Intencional, Que Faz Do Sujeito Perceptivo Uma Consciência Encarnada No Mundo, Capaz De Reaprendê-lo Constantemente. Esse Processo, No Entanto, Não é Espontâneo; Ele Necessita De Aprendizagem E De Treino, Já Que As Disposições Não Brotam De Um Fundamento Metafísico. Esse Corpo Vivido, Que Se Manifesta Por Meio Da Sua Motricidade, Apresenta Códigos E Crenças Que Foram Apropriados Em Virtude De Um Determinado Padrão Cultural Produzido E Herdado Pelo Contexto Percebido. O Corpo Que Merleau-ponty Nos Apresenta é Aquele Vivenciado Por Nós Enquanto Realização De Nossas Intenções, Desejos E Projetos. Assim, Percebemos O Corpo Próprio Como Um Princípio Que Nos Possibilita Reaprender O Mundo. Por Isso, A Prática Pedagógica Precisa Ser Orientada Por Um Fundamento Educativo, Que Nos Incentive A Meditar E A Refletir Sobre As Consequências Dos Fatos, Das Próprias Ações E Do Sentir.
Editora: APPRIS EDITORA
Páginas: 316
Ano: 2016-01-01
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 8547300112
ISBN13: 9788547300111
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