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Corpo Proprio Como Principio Educativo, O: A Perspectiva de Merleau-poty

Título: Corpo Proprio Como Principio Educativo, O: A Perspectiva de Merleau-poty

Autor: Luiz Anselmo Menezes Santos

Sinopse: Adotando A Perspectiva Fenomenológica De Merleau-ponty Para Fundamentar As Evidências De Inter-relação Entre A Corporeidade, A Cultura E O Sujeito Da Percepção, Esta Obra Aponta Para Os Indícios De Um Fundamento Educativo Destinado A Por O Corpo Em Sintonia Com A Noção De Subjetividade. Na Perspectiva Filosófica De Merleau-ponty, O Corpo Não é Uma Coisa, Nem Uma Ideia Abstrata, Mas Presença Sensível E Intencional, Que Faz Do Sujeito Perceptivo Uma Consciência Encarnada No Mundo, Capaz De Reaprendê-lo Constantemente. Esse Processo, No Entanto, Não é Espontâneo; Ele Necessita De Aprendizagem E De Treino, Já Que As Disposições Não Brotam De Um Fundamento Metafísico. Esse Corpo Vivido, Que Se Manifesta Por Meio Da Sua Motricidade, Apresenta Códigos E Crenças Que Foram Apropriados Em Virtude De Um Determinado Padrão Cultural Produzido E Herdado Pelo Contexto Percebido. O Corpo Que Merleau-ponty Nos Apresenta é Aquele Vivenciado Por Nós Enquanto Realização De Nossas Intenções, Desejos E Projetos. Assim, Percebemos O Corpo Próprio Como Um Princípio Que Nos Possibilita Reaprender O Mundo. Por Isso, A Prática Pedagógica Precisa Ser Orientada Por Um Fundamento Educativo, Que Nos Incentive A Meditar E A Refletir Sobre As Consequências Dos Fatos, Das Próprias Ações E Do Sentir.

Editora: APPRIS EDITORA

Páginas: 316

Ano: 2016-01-01

Edição:

Linguagem: pt

ISBN: 8547300112

ISBN13: 9788547300111

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