Título: Copa do Mundo 2014: Futebol, Mídia e Identidades Nacionais
Sinopse: Após a Copa do Mundo de 2014, muitas coisas em que acreditávamos deixaram de fazer sentido. Por exemplo, a ´tragÃdia´ de 1950, nosso grande mito fundador como ´paÃs do futebol´(um jogo do qual somente os mais velhos tem registros na memória), perdeuboa parte de seu potencial dramático quando comparada com a humilhante derrota 7x1, a que assistimos incrÃdulos em 2014, ao vivo e em cores. A ´mÃstica da camisa amarela´, nossa crença em que ´com brasileiro não há quem possa´ e no destino manifesto de glórias reservado ao futebol do Brasil, passou a parecer infantilidade, pensamento mágico, ingenuidade. Naquele jogo, algo se quebrou para sempre.Nesse campo de significados muito mais dinÃmico e surpreendente do que supúnhamos, este livro apresenta uma tentativa de explorar este momento de transição, momento em que as instituições e processos se transformam, e em que aquilo que virá a ser novo ainda não se mostra de modo claro.Os trabalhos publicados neste livro foram apresentados em um evento organizado pelo Laboratório de Estudos e MÃdia e Esporte(Leme), da Uerj, em setembro de 2014. Com a participação de pesquisadores/as de renome internacional, esta coletÃnea representa um importante passo para nós pesquisadores/as do esporte, superarmos a estupefação do primeiro momento e passarmos a pensar os significados articulados ao futebol na identidade nacional brasileira sob esta nova perspectiva.Nesse painel distinto, um elemento em comum : o desejo de diminuir a perplexidade, de esclarecer, de explorar e tentar compreender esse fato social toal que, em sua complexidade, parece resistir a explicações e a teorizações preconcebidas. Nossos leitores dirão se fomos bem-sucedidos em nosso esforço.
Editora: Lamparina
Páginas:
Ano:
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 858316049X
ISBN13: 9788583160496