Título: Consumo:cosmologias E Sociabilidades
Autor: Lívia Barbosa
Sinopse: Este livro enfoca o consumo a partir de abordagens sociológicas e antropológicas recentes que têm em comum por um lado o interesse na relação entre práticas de consumo e produção de cosmologias específicas e por outro a constituição da própria sociabilidade. Tais estudos incluem pesquisas que analisam por exemplo como as pessoas efetivamente fazem suas compras como interpretam e justificam para si mesmas e para os outros o processo da compra quais as relações entre consumo e globalização e ainda a sociologia do consumo e do consumismo. Assim Consumo: cosmologias e sociabilidades se junta à diversidade de perspectivas que vêm sendo empregadas para uma compreensão abrangente do fenômeno do consumo nas Ciências Sociais e Humanas. Seus artigos reconhecem a crescente complexidade das práticas de consumo e os modos pelos quais tais práticas de maneira igualmente complexa estão inscritas na vida cotidiana de indivíduos concretos. O que importa acima de tudo é ir além de certos pressupostos e perceber que há um equilíbrio delicado entre a agency do consumidor e as restrições às quais ele está submetido no contexto de estruturas sociais e culturais complexas. Nesse sentido restrições de classe ou gênero por exemplo somam-se às escolhas que cada consumidor/a pode fazer livremente. Novos valores em relação ao consumo e à produção propiciam o aparecimento de determinados mercados e novos tipos de relações entre produtor trabalhador e consumidor. Importa portanto compreender como diferentes pessoas e grupos lidam de modo distinto com este equilíbrio um tanto tênue.
Editora: Mauad
Páginas: 156
Ano: 2009-06-06
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 857478317X
ISBN13: 9788574783178
Informações do autor não encontradas.