Skip to content Skip to footer
CONHECIMENTO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: dados da realidade

Título: CONHECIMENTO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: dados da realidade

Autor: Anna Augusta Sampaio de Oliveira

Sinopse: O texto apresenta uma discussão sobre o processo de escolarização de escolares com deficiência intelectual em ambientes comuns do ensino regular e fundamenta suas discussões na compreensão histórica da constituição humana. Em decorrência, o estudo da deficiência intelectual ultrapassa uma compressão meramente biológica por meio de uma narrativa que a localiza no tempo histórico e a condição do sujeito determinada na e pelas relações sociais. O foco do estudo é a escola e o processo de aprendizagem. Por meio de dados de avaliação pedagógica, realizada com a utilização do Referencial de avaliação da Aprendizagem na Área de Deficiência Intelectual – RAADI, a autora aponta as possibilidades e as fragilidades desses escolares em relação ao currículo escolar, especificamente nas áreas da Língua Portuguesa e Matemática e a indubitável tarefa da escola de reconhecer a singularidade do saber e intervir de forma planejada, sistemática e contínua para impulsionar e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores também daqueles com deficiência intelectual. É necessário olhar além das aparências e buscar a essência do processo educativo na perspectiva inclusiva e compreender a presença desses escolares em sua singularidade e, além disso, assumir, verdadeiramente, o sentido do ensino na diversidade, primazia do pensamento contemporâneo sobre inclusão escolar.

Editora: EDITORA CRV

Páginas:

Ano: 2018-01-01

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8544420206

ISBN13: 9788544420201

    Informações do autor não encontradas.

    E-mail
    Password
    Confirm Password
    0
      0
      Seu Carrinho
      Carrinho VazioContinue Comprando