Título: Coisas: Uma Historia dos Anos Sessenta
Autor: Georges Perec
Sinopse: Duas decadas depois da chegada as livrarias brasileiras de A vida modo de usar, os leitores terao a oportunidade de conhecer a genese da peculiar trajetoria literaria de Perec. As coisas, de 1965, pode ser lido no quadro da emergencia do contexto de intertextualidade.
Assinado porum jovem quase desconhecido, o livrinho saido pela editora Julliard corporificava um programa de trabalho definido, uma tomada de posicao diante dos dois principais modelos entao vigentes nasletras francesas: a literatura engajada (ou sartriana) e o nouveau roman. Tendo escolhido como protagonista um casal de vinte e poucos anos, na condicao de exemplar tipico de um determinadomeio social, Perec declarou que sua ambicao foi expor tudo o que pode ser dito a proposito da fascinacao que exercem sobre nos os objetos.
Jerome e Sylvie sao psicossociologos, emprego que na verdade nao constitui uma profissao, mas que emerge com promessas de ascensao rapida na esteira do nascimento das agencias de publicidade. Aplicando questionarios de estudos motivacionais, atividade que lhes deixa tempo para debeis veleidades intelectuais e para a vida boemia, no fundo os dois jovens apenas hesitam diante do inevitavel: um cargo dentro de uma grande agencia, passaporte para um apartamento mais amplo e para as mercadorias ostentadas nas vitrines e nas revistas.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 116
Ano: 2011-01-01
Edição: 2011
Linguagem: pt-br
ISBN: 8535920218
ISBN13: 9788535920215
Informações do Autor
Nome: Georges Perec
Descrição: Romancista e poeta
Biografia: Georges Perec foi um romancista, poeta, argumentista e ensaísta francês. Foi membro da Oulipo. É um dos mais importantes romancistas franceses do pós-Segunda Guerra Mundial e é considerado o maior inovador da forma literária de sua geração.