Título: Bullying na Escola: Inquirindo Sobre as Razoes Promotoras dos Conflitos Entre e dos Alunos
Autor: Maria Teresa Ceron Trevisol
Sinopse: Enquanto educadores, pesquisadores, pais e, também, pessoas comuns, estamos sendo constantemente convidados/desafiados a refletir e a construir alternativas sobre questões preocupantes do cotidiano escolar, que implicam, diretamente, no rendimento, n a aprendizagem dos alunos e nas relações interpessoais que ocorrem na escola. Nesse e desse lugar, buscaremos cartografar uma dessas questões: o bullying na escola. Para compreendermos essa questão, necessitamos adentrar ao espaço escolar, aproximar- nos do pensamento e da compreensão dos sujeitos que ocupam, cotidianamente, um lugar nesse espaço, que vivenciam diferentes experiências e situações, observam-nas e utilizam critérios distintos para avaliá-las. No caso deste texto os alunos da 8ª série/9º ano do ensino fundamental foram convidados a se posicionar. Consideramos que é essencial compreender "o olhar" que esses sujeitos dirigem ao problema bullying, autorizá-los a traduzir sua leitura do cotidiano escolar, possibilitando "voz e vez" a esses personagens. Cabe reiterar que refletir sobre essa questão é essencial se considerado (não abandonado) o projeto de escola, de aluno e de sociedade que desejamos. Considerando que os problemas relacionados aos conflitos interpessoais na escola, como desavenças, indisciplina, bullying, violência, entre outros, demandam especial atenção do contexto escolar e dos profissionais que atuam neste contexto.
Editora: Mercado de Letras
Páginas:
Ano: 2016-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8575914359
ISBN13: 9788575914359
Informações do autor não encontradas.