Título: Breviario de Decomposicao
Autor: E. M. Cioran
Sinopse: Primeiro livro escrito em frances pelo filosofo romeno, 'Breviario de Decomposicao' e uma introducao a obra do mestre, cujo primeiro ensaio, 'Nos cumes do desespero', editado em 1934, valeu ao autor o Premio dos Jovens Escritores Romenos. Lado a lado com uma irada critica ao fanatismo, o livro traz uma retomada da tematica mistica, tratada anteriormente em 'Das Lagrimas e dos Santos', texto de 1937.
O estilo do filosofo concentra poesia e prosa, precipicio e altura, desesperanca e lucidez que atinge neste livro os limites de uma radicalidade existencial a um so tempo consciente e arrebatada. Uma meditacao sobre o homem e a sociedade, e tambem 'um catalogo frenetico de nossos instintos assassinos'. As ideias nascem puras, neutras.
O homem lhes da vida, forca, vigor. E projeta suas faiscas, suas loucuras. E ai que se consuma a passagem da logica a epilepsia. E assim que surgem as mitologias, as doutrinas, as farsas sangrentas; momentos de intolerancia ou proselitismo que revelam as profundezas do entusiasmo. Esse e, em resumo, o pensamento de Cioran em 'Breviario de Decomposicao', um codigo do desespero.
Editora: Rocco
Páginas:
Ano: 1995
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8532503616
ISBN13: 9788532503619
Informações do Autor
Nome: Emil Cioran
Descrição: Escritor e filósofo romeno
Biografia: Emil Mihai Cioran foi um escritor e filósofo romeno radicado na França. Em 1949, ao publicar "précis de decomposition", passa a assinar E.M. Cioran, influenciado por E.M. Forster — esse "M" não tem nenhuma relação com outros nomes do filósofo