Título: Avaliacao:uma Pratica Em Busca De..
Autor: Na
Sinopse: Por Que Estamos Mais Uma Vez Discutindo A Avaliação? Por Que, Após Tantas Discussões, Pesquisas, Propostas, Palestras, Seminários, Textos, Livros, Modelos, Este Continua Sendo Um Tema Tão Relevante? Entendo Que é Importante Continuar Discutindo A Avaliação Como Parte De Um Processo Mais Amplo De Discussão Do Fracasso Escolar, Dos Mecanismos Que O Constituem E Possibilidades De Reversão Desse Quadro Com A Construção Do Sucesso Escolar De Todas As Crianças, Especialmente Das Crianças Das Classes Populares, As Que Efetivamente Vivem Cotidianamente O Fracasso. Portanto, Para Mim, A Reflexão Sobre A Avaliação Só Tem Sentido Se Estiver Atravessada Pela Reflexão Sobre A Produção Do Fracasso/sucesso Escolar No Processo De Inclusão/exclusão Social. O Fracasso Escolar Se Configura Dentro De Um Quadro De Múltiplas Negações, Dentre As Quais Se Coloca A Negação Da Legitimidade De Conhecimentos E Formas De Vida Formulados à Margem Dos Limites Socialmente Definidos Como Válidos. A Inexistência De Um Processo Escolar Que Possa Atender às Necessidades E Particularidades Das Classes Populares, Permitindo Que As Múltiplas Vozes Sejam Explicitadas E Incorporadas, é Um Dos Fatores Que Fazem Com Que Um Grande Potencial Humano Seja Desperdiçado. Uma Vez Mais Estamos Imersos(as) Na Tensão Entre Continuidade E Ruptura, Que Se Traduz No Dilema Entre Manter, Com Algumas Reformas Superficiais, A Perspectiva Quantitativa Da Avaliação Ou Redefinir O Percurso No Sentido De Construir Uma Perspectiva Verdadeiramente Democrática De Avaliação. Este Dilema Nos Coloca Diante Da Indagação: O Que Está Efetivamente Sendo Privilegiado No Atual Debate Sobre A Avaliação? Questão Que Se Desdobra Em Algumas Outras: Quais Os Objetivos Das Alternativas Propostas? Que Concepções Dão Suporte às Modificações Implementadas? O Que Significa Este Grande Interesse Pela Prática Avaliativa Neste Momento? O Discurso Sobre A Avaliação Transforma Ou Apenas Reforma Sua Teoria E Prática? O Que Há De Realmente Novo? As Diretrizes Que Estão Sendo Demarcadas Rompem Com A Dimensão Excludente Da Avaliação? O Que Efetivamente Muda No Cotidiano Da Escola? Sem Pretender Responder A Essas Questões, Me Parece Relevante Refletir Sobre Elas Com A Finalidade De Repensar O Processo De Avaliação E Agir No Sentido De Criar/consolidar Práticas Pedagógicas Democráticas. Estamos Vivendo Mais Um Momento De Construção De Propostas Para A Redefinição Do Cotidiano Escolar E Podemos Perceber Que A Avaliação é Uma Questão Significativa Neste Processo.
Editora: Depetrus
Páginas: 115
Ano: 2009-06-06
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8561593040
ISBN13: 9788561593049
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