Título: Arte e Grande Público: a Distância a Ser Extinta
Autor: Marta Peixoto
Sinopse: Este texto é desafiador e ousado. Resulta do grito de uma artista plástica que mergulha no universo filosófico marxista para compreender as relações entre arte, artista plástico e grande publico, nos intestinos da sociedade capitalista. O grande intento perseguido pela autora é propor a democratização da arte, a arte para todos, na contramão do status quo: de uma arte mercadoria para uma arte fonte de humanização. O coração da artista dialoga com a racionalidade humana. A construção histórica que os homens fazem da sua humanização, uma síntese determinada e determinante, viabiliza os processos livres de criação. Uma visão de mundo, uma consciência dele e uma autoconsciência expressam-se através da arte. Nada justifica, portanto, que o grande público não tenha acesso aos objetivos criados, não desfrutando de uma estética resultante e autoconstituidora do próprio humano. Esta é a tese da autora. - Prof. Dr. José Luis Sanfelice, Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp
Editora: Autores Associados
Páginas:
Ano: 2003-01-01
Edição: 1
Linguagem: pt-br
ISBN: 8574960659
ISBN13: 9788574960654
Informações do autor não encontradas.