Título: A trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona
Autor: Sófocles
Sinopse: You can find an alternative cover for this ISBN here.
Integra a coleção Tragédia Grega, volume I.
Verdadeira antologia das principais obras que nos ficaram de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, os volumes de A Tragédia Grega são traduzidos diretamente do original pelo eminente helenista Mário da Gama Kury.
O primeiro volume da série apresenta A Trilogia Tebana, considerada há quase dois milênios e meio uma das mais belas e importantes obras da cultura universal. Todo o teatro que se fez até hoje no Ocidente tem suas raízes mais profundas na obra de Sófocles, que inovou a tragédia grega ao deslocar o motivo das ações para a vontade humana e não mais para as maquinações divinas.
Esse livro reúne três peças do autor grego que compôs mais de 100 dramas, dos quais apenas sete tragédias completas chegaram até nosso tempo.
"Édipo rei, Édipo em Colono e Antígona estão íntegras na representação verbal de Mário da Gama Kury, perfeitamente representáveis para o espectador atordoado pela cultura de massa, e, definitivamente, reflexionada por elaboração verbal impecável." (Jornal do Brasil)
Sófocles foi, juntamente com Ésquilo e Eurípes, um dos maiores poetas dramáticos da Grécia antiga.
Sua obra-prima é Édipo Rei (c. 430), que o consagrou como o maior trágico da antiguidade grega. A peça narra a tragédia do homem que, perseguido pelo destino traçado pelos deuses, mata o pai e casa-se com a mãe.
Antígona (c. 442) é a tragédia da boa filha que morreu por obedecer aos mandamentos divinos em contraposição à vontade despótica de um tirano.
Seu tema predileto, como o de toda tragédia grega, era o destino. Sófocles, embora tivesse o homem como o centro do mundo, acreditava no poder dos deuses e na predestinação.
Editora: Zahar
Páginas: 264
Ano: 1990
Edição: 9
Linguagem: pt-br
ISBN: 8571100810
ISBN13: 9788571100817
Informações do Autor
Nome: Sófocles
Descrição: Dramaturgo grego
Biografia: Sófocles foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza.