Título: A Sociedade contra a Escola?
Autor: Jose Manuel Resende
Sinopse: A Sociedade contra a Escola? A Socialização Política num Contexto de Incerteza é um estudo sobre os processos de socialização política em curso nas escolas secundárias portuguesas. Esta socialização política assenta no ideal de uma cidadania activa e responsável que deve ser promovido e implementado no seio das nossas escolas. O problema é que a escola não tem sido (e não é) um espaço natural onde tal processo pode acontecer e cimentar-se porque os actores aí intervenientes, quer directos (alunos e professores), quer indirectos (pais, técnicos, políticos, meios de comunicação social), estão todos utilizando linguagens e discursos assentes em gramáticas e normatividades plurais, distintas e muitas vezes opostas, que partem de valorizações e vivências muito diferentes e nem sempre concordantes. Assim, as disputas à volta das representações e sentidos da Educação para a Cidadania manifestadas por estes actores na escola traduzem-se em formas de envolvimento da acção descoincidentes, o que exige um trabalho fino que leve à construção de um acordo escolar assente em outros modos de coordenação da acção conjunta e ou comum entre professores e alunos.A "forma escolar moderna" que deveria promover uma "Educação para a Cidadania" enfrenta uma clivagem séria em termos axiológicos e teleológicos por parte de vários intervenientes que, cada um com as suas valorizações e fins heterogéneos, vão desaguar num espaço escolar em que os professores acabam por se sentir perplexos, hesitantes e, por vezes, desarmados na orientação das suas capacidades de actuação face a comportamentos desajustados à "cultura escolar".O interesse deste estudo reside, entre outros, no assinalar e analisar com rigor esta desarmonia sociopolítica e educativa que os docentes têm de enfrentar no seu trabalho. Ao estudar quatro escolas, social e culturalmente contrastantes, de norte a sul do país, transparece a crítica e o desencanto dos docentes quer em relação aos processos de escolarização (nomeadament[...]
Editora: Ediçoes Piaget
Páginas:
Ano:
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9896590249
ISBN13: 9789896590246
Informações do autor não encontradas.