Título: A RELIGIÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL
Autor: Ednaldo Michellon - Luan Vinicius Bernardelli
Sinopse: Vários estudos buscam explicar os motivos pelos quais algumas nações e regiões crescem mais que outras. Os modelos de crescimento tradicionais analisam a importância do capital humano, capital fixo, tecnologia e produtividade. Contudo, outras abordagens indicam que análises sobre o crescimento econômico deveriam considerar fatores culturais, tais como honestidade, parcimônia e vontade de trabalhar, pois, certamente, possuem uma influência relevante no contexto econômico. No tocante aos fatores culturais, é evidente que a religião exerce influência direta sobre o modo de vida das pessoas e impacta toda a organização social e econômica dos países, conforme já foi pontuado nas obras de Adam Smith (1759 e 1777). Assim, a importância atribuída neste estudo para o Brasil decorre da significativa alteração no campo religioso nas últimas décadas, em que a proporção de protestantes cresceu 15,55 pontos percentuais, sendo 3,06% dos evangélicos tradicionais e 12,49 pontos percentuais dos evangélicos pentecostais. Já em relação à proporção de católicos, declinou 24,10 pontos percentuais. À luz desta nova realidade sócio cultural, neste trabalho foi analisada a influência da religião sobre o crescimento e o desenvolvimento econômico, com base no nível de renda per capita da população e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Brasil. A hipótese estabelecida aponta que a ética protestante é, de modo geral, um fator que contribui positivamente nesse processo (WEBER, 1904). Os resultados obtidos mostram que a expansão do protestantismo tradicional e pentecostal contribuíram para aumentar o nível de renda do país. Deste modo, o trabalho trouxe luz à importância da economia da religião em questões relacionadas ao crescimento e desenvolvimento socioeconômico.
Editora: EDITORA CRV
Páginas:
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8544423175
ISBN13: 9788544423172
Informações do autor não encontradas.