Título: A Mundialização da Comunicação
Autor: Armand Mattelart
Sinopse: Neste trabalho o autor começa por estabelecer a comparação entre o desenvolvimento da comunicação como ideal e algumas teorias históricas e económicas, como o iluminismo (Voltaire) e a Escola Fisiocrática (Quesnay) adepta da livre circulação de bens e mercadorias através da célebre frase "Laissez faire, laissez passer". Continuando a sua comparação com a teoria económica, Armand Mattelart trabalha a análise introduzida por Adam Smith, nomeadamente sobre a teoria da divisão do trabalho. Segundo o autor, a comunicação é funcional na divisão do trabalho pois é indispensável para melhor gerir a separação das tarefas no seio da fábrica. Segundo Stuart Mill "produzir, é mover-se" e esta máxima, que fixa o horizonte comunicacional da economia liberal da segunda metade do século XIX, é também analisada em termos de comparação da análise económica clássica com a teoria da comunicação. Com esta obra Mattelart explica o fenómeno da mundialização da comunicação e mostra como o seu desenvolvimento apressou a mundialização das economias e das sociedades desde o século XIX ultrapassando as fronteiras físicas, intelectuais e mentais. Não se contentando em descrever, Mattelart desmistifica a ilusão de uma consciência universal repousando mais sobre o sonho de uma "República Mercantil Universal" do que sobre o de uma "Grande República Democrática".
Editora: Ediçoes Piaget
Páginas:
Ano: 2016-01-01
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9727711642
ISBN13: 9789727711642
Informações do Autor
Nome: Armand Mattelart
Descrição: Sociólogo belga
Biografia: Armand Mattelart é um sociólogo belga radicado na França, especializado no estudo da comunicação internacional. Como ensaísta, é autor de inúmeras obras dedicadas ao estudo da mídia, da cultura de massa e da indústria cultural, além das tecnologias de comunicação, especialmente em sua dimensão histórica e internacional.