Título: A Maldicao de Domaro
Autor: John Ajvide Lindqvist
Sinopse: Um jovem casal leva sua filha, uma criança chamada Maja, para um passeio no farol do arquipélago sueco Domarö, onde passaram parte importante de sua vida. Contudo, o momento de comunhão transforma-se em um pesadelo quando a criança desaparece misteriosamente. A narrativa, então, toma um salto de dois anos, tempo suficiente para uma mudança drástica na vida do outrora feliz casal. Separado de Cecilia, Anders é agora um homem entregue à bebida e à apatia. Desolado, retorna à ilha e logo começa a investigar o que de fato aconteceu à filha, descobrindo antecedentes de acontecimentos estranhos no lugar. O elo comum parece ser o mar, cuja aparente calmaria guarda, sob suas profundezas, forças desconhecidas.
Anders busca uma explicação, um sentido para a perda que, se por um lado não lhe parece absolutamente irremediável, por outro não lhe apresenta chances claras de reversibilidade. Resta-lhe tatear, por vezes cegamente, à procura de um resquício de Maja, um sinal de que a manifestação de sua presença seja tão possível quanto ele deseja.O desespero de Anders é traduzido num movimento pendular, em que se alternam a ação destemperada e uma espécie de torpor embriagado.
O frio sueco ajuda a compor o cenário de medo e desespero, na medida em que o clima gélido só faz aumentaro terror paralisante a que está submetido Anders, que treme ora por frio, ora por pavor. Na ilha, Anders conta com o apoio de sua avó, Anna-Greta, e o companheiro desta, Simon, que apesar de ter abandonado a carreira de longa data na mágica traz consigo um truque que não consta em nenhuma cartilha.
Em A maldição de Domarö, o autor John AjvideLindqvist expõe personagens marcados pelo peso dilacerante da culpa e de segredos há tempos guardados sob o jugo do medo e numa tentativa de proteção. Há, também, aqueles que lidam com fatos por demais dolorosos para serem admitidos. A narração é entrecortada por pensamentos de personagens fundamentais à trama, artifício literário que deixa o leitor à parte da disposição psicológica daqueles, criando um efeito de “em primeira mão”. O leitor, assim, enreda-se na atmosfera de medo e mistério que confere à obra vigor consistente.
Editora: Tordesilhas
Páginas: 491
Ano: 2013-01-01
Edição: Literatura Estrangeira
Linguagem: pt-br
ISBN: 856440656X
ISBN13: 9788564406568
Informações do Autor
Nome: John Ajvide Lindqvist
Descrição: Escritor sueco