Título: A Escrita E O Outro. Os Modos De Participação Na Construção Do Texto
Autor: Lucília Garcez
Sinopse: Por que escrevemos? Como escrevemos? O que acontece em nossa mente enquanto escrevemos? Para quem pensamos que escrevemos? Quais as relações entre leitura e escrita? Como aprendemos e como ensinamos a produzir textos? O que sabemos sobre o ato de escrever? Em torno dessas indagações. A autora articula as teorias mais atuais (Bakhtin. Vygotsky. Bronckart) à pesquisa etnográfica educacional. procurando compreender o fenômeno da escrita e as práticas escolares de produção de textos. Descreve e analisa comentários de professores e alunos diante de textos em progresso (rascunhos) e reflete sobre o que esses diálogos revelam a respeito dos próprios processos interativos. da aprendizagem e do papel do professor e dos colegas na ampliação do universo lingüístico do aluno. Este trabalho demonstra que o ensino de produção de textos é muito mais que "oferecer um tema interessante e corrigir rigorosamente uma única versão da redação para dar nota". Deve envolver a escrita como um processo interativo em vários níveis e em muitas etapas. O que tem sido geralmente ignorado na prática escolar com visíveis prejuízos para os alunos.
Editora: UNB
Páginas:
Ano: 1998-01-01
Edição:
Linguagem: pt-br
ISBN: 8523004750
ISBN13: 9788523004750
Informações do autor não encontradas.