Skip to content Skip to footer
A Educação Reflexiva na Teoria Social de Pierre Bourdieu

Título: A Educação Reflexiva na Teoria Social de Pierre Bourdieu

Autor: Julio José Chiavenato

Sinopse: Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades “de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais”. Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos – ou que insistimos em não enxergar – presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.

Editora: Loyola

Páginas:

Ano:

Edição:

Linguagem: pt-br

ISBN: 8515043246

ISBN13: 9788515043248

Informações do autor não encontradas.

E-mail
Password
Confirm Password
0
    0
    Seu Carrinho
    Carrinho VazioContinue Comprando