Título: A Educação Pós-Moderna
Sinopse: Pensar a pedagogia na pós-modernidade significa examinar um conjunto de dimensões de ordem afetiva, cognitiva, social e ética que, formando um sistema, constituem o fundamento do ato educativo. Os atos de mudança das práticas educativas precisam levar em conta essa totalidade. Nestes tempos difíceis da pós-modernidade, um debate aprofundado sobre o agir pedagógico faz-se urgente. Educar bem não é algo fácil e automático, porque o ato mesmo de educar é paradoxal: insere-se numa antinomia entre dois elementos opostos, o da humanização e o da socialização. Nessa perspectiva, deve-se educar o sujeito para afirmar profundamente sua própria liberdade ou, ao contrário, para que aja em conformidade com o grupo social a que pertence? Deve-se visar à emancipação do indivíduo ou sua integração social? Gerar um homem livre (e individualista) ou um homem social? Atualmente, interrogamo-nos: entre os dois termos do paradoxo, há necessidade de escolha? Não é possível pensar num meio termo a ser desenvolvido? O pensamento unívoco se esgotou. A complexidade é o único modo de pensamento capaz de responder às turbulências da sociedade contemporânea. Essa obra pensa a complexidade do ato pedagógico.
Editora: Loyola
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Linguagem: pt-br
ISBN: 8515018624
ISBN13: 9788515018628